Construção e Validade de Conteúdo de Trilha Informativa de Suporte à Inclusão de Alunos com TEA

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22692

  • Título: Construção e Validade de Conteúdo de Trilha Informativa de Suporte à Inclusão de Alunos com TEA
  • Autor(es): Andressa Gouveia de Faria Saad, Jucineide Silva Xavier, Gérson Obede Estêvão Muitana, Karina Rizzardo Sella, Valéria Farinazzo Martins e Cibelle Albuquerque de La Higuera Amato
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 21/03/2025
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2407
  • Código do Recurso: 22692
  • Descrição:  O direito à escola regular é garantido por lei no Brasil aos alunos com deficiência há mais de trinta anos. Entretanto, a prática inclusiva em sala de aula ainda representa um grande desafio para toda a sociedade. Como princípios norteadores está o direito aos alunos com qualquer tipo de deficiência ter acesso ao conhecimento e a participação em sala de aula. Atualmente a produção de conhecimentos nesta área é crescente, mas há lacunas expressivas na produção de conhecimento sobre práticas pedagógicas inclusivas. Objetivo: Este estudo teve o objetivo de construir, validar e examinar a viabilidade do uso de uma Trilha Digital Informativa (TDI) como suporte à profissionais da educação da rede regular de Ensino a respeito da inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Método: Foram elaborados conteúdos de informação sobre temáticas distintas relacionadas ao TEA, organizados em seis módulos. A TDI foi apresentada em formato de e-book e enviada a 5 juízes especialistas para validação de conteúdo, considerando critérios definidos de objetividade, clareza e precisão. Resultados: Houve concordância dos avaliadores sobre o conteúdo disponibilizado na TDI, considerando objetividade  (0,8211), clareza (0,7947) e precisão (0,7737). Desta forma, houve um alto percentual de concordância entre os juízes em relação ao conteúdo apresentado. Os resultados também puderam contribuir e esclarecer sobre as limitações do conteúdo disponibilizado. Este estudo traz novas perspectivas para pesquisas futuras sobre a formação continuada de profissionais da educação inclusiva de crianças com TEA. 
© Canal CECIERJ 2025