Ensino de História: ferrovias em Minas Gerais e direito à cidade, uma reflexão a partir da história local

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  • Título: Ensino de História: ferrovias em Minas Gerais e direito à cidade, uma reflexão a partir da história local
  • Autor(es): Marcelo Braga Fernandes
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 30/04/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/15/ensino-de-historia-ferrovias-em-minas-gerais-e-direito-a-cidade-uma-reflexao-a-partir-da-historia-local
  • Código do Recurso: 22697
  • Descrição: Este texto contribui para reflexões que envolvem o ensino da História na Educação Básica. Ele se articula a partir da associação de saberes e de desafios que o trabalho com a história local, como campo de conhecimento, implica a quem se dedica fazê-lo e suas aproximações às áreas de pesquisa com a ideia de direito à cidade. Propomos a utilização das ferrovias que atravessam grande parte dos municípios mineiros como caminho possível para dar significado ao ensino de História, entendido como a aquisição de parte do direito à cidade. Desenvolvemos essa associação a partir da compreensão de que tanto a aquisição do conhecimento como a compreensão do direito à cidade implicam possibilidades de formação e exercício de cidadania.
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