- Título: A Gamificação Aplicada em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: uma Proposta de Engajamento no Contexto da Aprendizagem de Cálculo
- Autor(es): Lauren Francine Irigoite Farias, Igor Radtke Bederode e Rozane da Silveira Alves
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: EaD em Foco
- Data: 06/05/2025
- URL:
http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2096
- Código do Recurso: 22701
- Descrição: Na Educação a Distância, manter os alunos engajados na realização das atividades é um desafio constante. Nesse sentido, a forma como uma sequência pedagógica é implementada no Ambiente Virtual de Aprendizagem pode contribuir para criar condições que favoreçam a motivação dos estudantes, auxiliando no processo de aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo geral investigar a Gamificação como estratégia de engajamento no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, com vistas ao ensino e a aprendizagem do conteúdo da disciplina de Cálculo B, no curso de Licenciatura em Matemática a distância da Universidade Federal de Pelotas. O estudo realizado trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, apoiada, em termos de procedimentos técnicos, por uma Intervenção Pedagógica, na qual utilizou-se o modelo ADDIE para a construção do Design Instrucional de uma Sequência Pedagógica Gamificada no AVA Moodle. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do referido curso de Licenciatura em Matemática a distância, que cursaram a disciplina de Cálculo B no período letivo de 2022/2. O curso vem tentando minimizar a evasão e a reprovação com monitorias, projetos de ensino, pesquisa e extensão, todavia constata-se ainda uma alta taxa de reprovação e evasão. Os dados qualitativos coletados foram analisados através da metodologia de Análise de Conteúdo. Os resultados da pesquisa indicam que a Gamificação impactou positivamente os alunos, gerando maior engajamento e motivação na realização das atividades da sequência implementada, potencializando os processos de aprendizagem.
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