A voz do professor como caminho formativo: narrativas, reflexão e supervisão na escola

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22702

  • Título: A voz do professor como caminho formativo: narrativas, reflexão e supervisão na escola
  • Autor(es): Allisson Roberto Isidorio,Juliana Pereira Zorzin Silva
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 07/05/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/16/a-voz-do-professor-como-caminho-formativo-narrativas-reflexao-e-supervisao-na-escola
  • Código do Recurso: 22702
  • Descrição:

    Este artigo busca compreender como narrativas (auto)biográficas de professores podem subsidiar práticas de formação continuada mais reflexivas e contextualizadas a partir da atuação do supervisor escolar. Parte-se do pressuposto de que a formação docente é um processo contínuo, coletivo e situado que se constrói baseado em experiências compartilhadas no cotidiano da escola. A pesquisa fundamenta-se em produções acadêmicas acerca da constituição da identidade docente. Dar voz aos docentes fortalece os vínculos profissionais e amplia as possibilidades de transformação da prática pedagógica, contribuindo com a educação democrática.

© Canal CECIERJ 2025