- Título: O ensino de Ciências da Natureza nas séries iniciais e seu novo currículo do Estado de São Paulo frente à Pedagogia Histórico-Crítica
- Autor(es): Josinaldo Macelino de Sousa,Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 14/05/2025
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/17/o-ensino-de-ciencias-da-natureza-nas-series-iniciais-e-seu-novo-curriculo-do-estado-de-sao-paulo-frente-a-pedagogia-historico-critica
- Código do Recurso: 22711
- Descrição: O artigo trata da versão do currículo de São Paulo para o ensino de Ciências Humanas nas séries iniciais, frente à Pedagogia Histórico-Crítica. No currículo há uma inversão do processo de ensino-aprendizagem em relação ao “que ensinar”, já que toda sua construção está pautada em competências e habilidades. A produtividade da negação do ensino público continua a vicejar. A Secretaria do Estado da Educação afirma que houve adesão de mais de 600 municípios e, claro, isso atinge em especial classe trabalhadora, que sofre com todo o desmonte. Como resultado, o Currículo Paulista responsabiliza o aprendizado dos discentes à classe docente.
© Canal CECIERJ 2025