- Título: Deu Match: Tecnologias e Desenvolvimento Acadêmico na Percepção de Estudantes de Administração da Modalidade EaD em um Projeto de Extensão
- Autor(es): Wellington dos Santos Fortunato, Marcos Ferreira, Ademir Predes Junior, Manoel Messias Valdevino e Marcello Calvosa
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: EaD em Foco
- Data: 21/05/2025
- URL:
http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2492
- Código do Recurso: 22720
- Descrição: O aprimoramento das práticas pedagógicas no ensino superior é um desafio constante, sobretudo no contexto da Educação a Distância (EaD). Essa modalidade requer meios eficazes de ensino-aprendizagem com uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) que promovam autonomia e pensamento crítico aos estudantes. Com base nesse raciocínio, este estudo analisou como as TICs contribuem para o desenvolvimento acadêmico extensionista de estudantes de Administração do Consórcio de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ). A pesquisa utilizou a Teoria Ator-Rede como referencial teórico e a análise de conteúdo categorial aplicada a 17 entrevistas semiestruturadas. Em seus relatos os estudantes destacaram a função das TICs no apoio às atividades acadêmicas ? seja pelo uso de sites e softwares amplamente conhecidos, como YouTube, Google Meet e Zoom ? seja pela adoção de aplicativos menos explorados na literatura, como Google Keep e Google Calendar. Também foi observado o impacto da inteligência artificial, exemplificada pelo ChatGPT, na realização de tarefas educacionais. Os principais resultados indicam que as TICs facilitam a produção acadêmica, ampliam o acesso a informações educacionais e promovem interações entre estudantes e professores. A análise dessas categorias contribui, de forma prática e teórica, para compreender a necessidade de integrar tecnologias utilizadas com frequência pelos estudantes em seu cotidiano, além de aprofundar o entendimento sobre as múltiplas aplicações das TICs nas atividades de extensão à distância.
© Canal CECIERJ 2025