A política de ações afirmativas no IFMG: as possibilidades para a equidade racial na Educação Profissional e Tecnológica

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dc.type Text
dc.title A política de ações afirmativas no IFMG: as possibilidades para a equidade racial na Educação Profissional e Tecnológica
dc.description Este artigo estuda o conjunto de ações afirmativas instituídas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) e disserta sobre as ações implementadas na instituição como forma de reparação da desigualdade racial, que é sabidamente uma característica presente na sociedade brasileira. O tipo de pesquisa adotada para compreender como se constituiu a política de ações afirmativas do IFMG foi de natureza aplicada e propõe uma abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, foram utilizadas como metodologia a pesquisa documental e a realização de entrevistas semiestruturadas com servidores do IFMG.
dc.creator Mariana Dias Gois,Ângelo Magno de Jesus
dc.created 2025-05-21
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22724/metadados
dc.source https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/18/a-politica-de-acoes-afirmativas-no-ifmg-as-possibilidades-para-a-equidade-racial-na-educacao-profissional-e-tecnologica
dc.subject educação pública
dc.subject Educação profissional e tecnológica
dc.subject Identidade étnico-racial
dc.subject Inclusão social
dc.subject Políticas públicas educacionais
dc.subject Ações afirmativas
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