A aprendizagem estimulada pela Música - reflexões e propostas para o Ensino Fundamental

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22725

  • Título: A aprendizagem estimulada pela Música - reflexões e propostas para o Ensino Fundamental
  • Autor(es): Kaline Rodrigues Barroso
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 21/05/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/18/a-aprendizagem-estimulada-pela-musica-reflexoes-e-propostas-para-o-ensino-fundamental
  • Código do Recurso: 22725
  • Descrição: Este trabalho explora a importância da música no contexto educacional do Ensino Fundamental. Por meio de uma pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica, aborda-se a música como ferramenta fundamental no desenvolvimento humano, destacando seu impacto nas áreas cognitiva, emocional, social e no desenvolvimento das competências dos alunos. São enfatizados os desafios e as responsabilidades do educador musical na promoção da apreciação musical, na estimulação da criatividade e no desenvolvimento integral dos alunos. Por fim, apresentaremos os caminhos e as propostas para a utilização eficaz da música no Ensino Fundamental.
© Canal CECIERJ 2025