- Título: Inovação e Eficiência: uma Análise Comparativa das Estratégias de Ensino a Distância entre a UNIVESP (Brasil) e a UNED (Espanha)
- Autor(es): Erico Fernando Lopes Pereira-Silva, Giovana Rossi Pasquareli e Ana Lúcia Gabas Ferreira
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: EaD em Foco
- Data: 26/05/2025
- URL:
http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2329
- Código do Recurso: 22728
- Descrição: Este estudo compara as estratégias de Ensino a Distância (EaD) entre a UNIVESP (Brasil) e a UNED (Espanha), destacando a importância da inovação e eficiência no ensino virtual. O objetivo foi identificar as melhores práticas pedagógicas, tecnológicas e acadêmicas adotadas por ambas as instituições. Os dados foram coletados a partir de fontes oficiais utilizando metodologia de pesquisa documental. Os resultados revelaram que, apesar de serem instituições de idades e escalas distintas, ambas priorizam uma abordagem comum, centrada no estudante, que promove autonomia e flexibilidade no processo educacional. A integração de tecnologias educacionais e práticas inovadoras reflete uma adaptação eficaz às demandas contemporâneas da EaD. As conclusões mostram que ambas atendem efetivamente às demandas contemporâneas do EaD, incorporando tecnologias educacionais e práticas inovadoras, oferecendo oportunidades de aprendizagem eficientes e acessíveis, buscando vencer diversos desafios dessa modalidade de ensino, dentre eles a evasão estudantil.
© Canal CECIERJ 2025