Como tornar o ensino da Matemática mais acessível e interessante: práticas pedagógicas em aulas sobre frações

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22743

  • Título: Como tornar o ensino da Matemática mais acessível e interessante: práticas pedagógicas em aulas sobre frações
  • Autor(es): Rodrigo Gomes,Valdir Lamim-Guedes
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 04/06/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/20/como-tornar-o-ensino-da-matematica-mais-acessivel-e-interessante-praticas-pedagogicas-em-aulas-sobre-fracoes
  • Código do Recurso: 22743
  • Descrição:

    Este trabalho relata uma experiência de ensino de Matemática sobre frações na qual foram adotadas estratégias pedagógicas que conectam os conteúdos a situações cotidianas e profissionais dos estudantes. O objetivo foi tornar o aprendizado mais significativo e envolvente, estimulando a adoção de práticas pedagógicas criativas e lúdicas para promover uma melhor aprendizagem da Matemática com o uso de materiais de fácil acesso. A pesquisa incluiu observação sistemática e aplicação de formulário avaliativo durante três aulas sobre frações conduzidas com uma turma do 6º ano de uma escola pública em Lages/SC.

© Canal CECIERJ 2025