A formação inicial do professor de Língua Portuguesa: experiência vivenciada no Projeto Curupira

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22747

  • Título: A formação inicial do professor de Língua Portuguesa: experiência vivenciada no Projeto Curupira
  • Autor(es): Fabrícia Silva Toledo,Rita de Cássia Gomes
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 11/06/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/21/a-formacao-inicial-do-professor-de-lingua-portuguesa-experiencia-vivenciada-no-projeto-curupira
  • Código do Recurso: 22747
  • Descrição:

    Este artigo reflete acerca da formação inicial do professor de Língua Portuguesa (LP) por meio da relação teoria x prática durante a graduação. Com base em experiência vivenciada em um projeto denominado Curupira, as autoras relacionam a pertinência de analisar os contextos de ensino aliados às teorias aprendidas na universidade junto à formação de professores reflexivos e pesquisadores de sua área. Após perpassar as teorias de pensadores da Educação, discute-se a experiência docente nesse espaço não formal de ensino e como ela abre um novo olhar referente à prática pedagógica e à trajetória de uma das autoras deste trabalho.

© Canal CECIERJ 2025