Ensino de transformações químicas por meio de atividades experimentais na Educação Básica

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22748

  • Título: Ensino de transformações químicas por meio de atividades experimentais na Educação Básica
  • Autor(es): Carlos Cézar da Silva,Carivaldo Almeida da Silva
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 11/06/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/21/ensino-de-transformacoes-quimicas-por-meio-de-atividades-experimentais-na-educacao-basica
  • Código do Recurso: 22748
  • Descrição:

    A abordagem da Química para o Ensino Médio prioriza o livro didático, a verbalização dos conteúdos e a excessiva aplicação de teorias. Esta pesquisa objetivou investigar a contribuição das atividades experimentais como recurso para o ensino, visando contribuir para o ensino das transformações químicas. A pesquisa foi desenvolvida numa perspectiva qualitativa, baseada nos três momentos pedagógicos, tendo como participantes estudantes do 1º ano do Ensino Médio do turno noturno de uma escola pública; a coleta de dados foi realizada por meio de questionários. A análise dos dados baseou-se nas respostas e no discurso dos participantes.

© Canal CECIERJ 2025