Sequência didática para trabalhar o gênero textual conto: uma proposta de intervenção para o Ensino Fundamental

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22764

  • Título: Sequência didática para trabalhar o gênero textual conto: uma proposta de intervenção para o Ensino Fundamental
  • Autor(es): Kathleen Barbosa de Oliveira,Luis Alberto Mendes de Carvalho
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 18/06/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/22/sequencia-didatica-para-trabalhar-o-genero-textual-conto-uma-proposta-de-intervencao-para-o-ensino-fundamental
  • Código do Recurso: 22764
  • Descrição:

    Este trabalho destaca a importância da sequência didática (SD) no ensino da Língua Portuguesa, com foco no gênero textual conto. O objetivo é discutir uma prática didática eficiente que favoreça a aprendizagem. Para isso, foi essencial compreender aspectos conceituais do ensino da leitura e da escrita por meio do uso da SD com o conto no Ensino Fundamental. O estudo explora propostas inovadoras de ensino e a relevância das práticas em sala de aula para formar leitores proficientes, com domínio da modalidade escrita. A metodologia adotada consistiu em uma revisão bibliográfica sobre práticas pedagógicas no ensino da Língua Portuguesa.

© Canal CECIERJ 2025