Inteligência Artificial Generativa e Multiletramentos: Mudanças no Ensino e na Aprendizagem

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22767

  • Título: Inteligência Artificial Generativa e Multiletramentos: Mudanças no Ensino e na Aprendizagem
  • Autor(es): Eduardo Junqueira e Carlos Victor Oliveira
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 04/06/2025
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2484
  • Código do Recurso: 22767
  • Descrição: Este artigo apresenta resultados de revisão sistemática de literatura sobre as mudanças conceituais no campo de estudos dos novos letramentos em razão da recente popularização da Inteligência Artificial Generativa. Foram coletados centenas de artigos em quatro bases de dados de literatura científica utilizando-se strings de palavras-chave nas buscas. Foram selecionadas dezenas de artigos relevantes em tópicos preponderantes que se referem aos aspectos pedagógicos dos novos letramentos hoje, às implicações e mudanças para o ensino e a outras revisões sistemáticas. Os resultados indicaram que os pesquisadores buscam realizar estudos para oferecer uma melhor compreensão dos impactos da IA Generativa na educação, de forma mais geral, e nos aspectos pedagógicos, de formação docente e de aprendizagem dos estudantes de forma mais específica. 
© Canal CECIERJ 2025