Laboratório de Matemática no Ambiente Mathigon: Desenvolvimento Curricular e Formação Continuada de Professores

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22768

  • Título: Laboratório de Matemática no Ambiente Mathigon: Desenvolvimento Curricular e Formação Continuada de Professores
  • Autor(es): Marcelo de Oliveira Dias
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 24/06/2025
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2516
  • Código do Recurso: 22768
  • Descrição: O presente artigo tem o objetivo de apresentar o design formativo do curso de Laboratório de Matemática no ambiente Mathigon oferecido como disciplina no Programa de Formação Continuada para Professores e de Extensão oferecidos pela Fundação Cecierj. O ambiente Mathigon, disponibiliza ?Materiais Curriculares Educativos Digitais (MCED)? designados e delineados para minimizar as dificuldades e apoiar a aprendizagem matemática dos discentes e as ações didáticas dos professores. Serão discutidas a Aprendizagem Profissional para Professores (OAP) por meio da organização, planejamento e finalização das tarefas no contexto da disciplina, contribuindo para implementações de reformas curriculares, como o desenvolvimento de habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As duas edições da disciplina de extensão permitiram evidenciar que o design formativo e as interações discursivas entre os participantes (IDP) proporcionaram aos docentes vislumbrarem formas alternativas no planejamento e execução e nas atividades elaboradas, trazendo perspectivas de implementação de práticas profissionais interativas e investigativas para potencializar a aprendizagem matemática na Educação Básica.  
© Canal CECIERJ 2025