O papel da biblioteca na construção do pensamento crítico sob a perspectiva docente: um estado do conhecimento

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22771

  • Título: O papel da biblioteca na construção do pensamento crítico sob a perspectiva docente: um estado do conhecimento
  • Autor(es): Paulo Josué Lemos Alves,Rafael Winícius da Silva Bueno
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 25/06/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/23/o-papel-da-biblioteca-na-construcao-do-pensamento-critico-sob-a-perspectiva-docente-um-estado-do-conhecimento
  • Código do Recurso: 22771
  • Descrição:

    O presente artigo traz um estado do conhecimento sobre o papel da biblioteca na construção do pensamento crítico de acordo com a perspectiva docente. Esta pesquisa analisou produções científicas brasileiras stricto sensu coletadas em bases como o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e a BDTD/IBICT. A análise revelou uma lacuna significativa: a ausência de estudos que enfoquem especificamente a visão dos professores sobre como a biblioteca contribui para o pensamento crítico. Essa constatação orienta futuras investigações e sinaliza a relevância do tema para práticas pedagógicas.

© Canal CECIERJ 2025