O processo de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual numa escola estadual de Manaus/AM

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22772

  • Título: O processo de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual numa escola estadual de Manaus/AM
  • Autor(es): Arlеnе Mеndеs Sаntos
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 25/06/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/23/o-processo-de-aprendizagem-dos-alunos-com-deficiencia-intelectual-numa-escola-estadual-de-manausam
  • Código do Recurso: 22772
  • Descrição:

    Este estudo objetivou investigar o processo de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual na Escola Estadual Diofanto Vieira Monteiro, em Manaus/AM. Utilizou-se o método qualitativo, com enfoque fenomenológico, contendo entrevistas semiestruturadas, envolvendo cinco professores. A análise indicou a valorização da interação pedagógica por meio de projetos desenvolvidos nas oficinas pedagógicas e nos processos de letramento e alfabetização. Os dados também evidenciaram alinhamento entre as práticas observadas e a missão da escola, que visa garantir aprendizagem de qualidade, respeitando as individualidades na diversidade e valorizando as habilidades de cada educando.

© Canal CECIERJ 2025