- Título: Análise de Perfis Metacognitivos para Redução da Evasão em EAD: uma Abordagem Baseada em Ciência de Dados
- Autor(es): Verônica Gabriela Ribeiro da Silva, Arthur Gonsales da Silva, Caio Oliveira Bastos e Bruno Duarte Gomes
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: EaD em Foco
- Data: 02/07/2025
- URL:
http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2377
- Código do Recurso: 22777
- Descrição: Este estudo investiga a integração da análise metacognitiva em neuroeducação e ciência de dados para aprimorar a experiência da educação a distância (EAD). Foram analisados dados de 1391 estudantes de pós-graduação da Faculdade Estratego, utilizando um questionário abrangente e o Inventário de Consciência Metacognitiva (MAI) para avaliar dimensões acadêmicas, pessoais, socioeconômicas e metacognitivas. O pré-processamento e análise dos dados foram realizados utilizando Python no Jupyter Notebook, empregando o agrupamento K-Means e a classificação por Máquina de Vetores de Suporte (SVM) para identificar e categorizar perfis metacognitivos. Nossos resultados revelam quatro perfis metacognitivos distintos entre os estudantes, que se correlacionam significativamente com seu desempenho acadêmico e engajamento na EAD. O processo de agrupamento, validado pelos métodos Elbow e Análise de Silhueta, confirmou a formação ideal desses perfis, aprimorando nossa compreensão das diversas estratégias de aprendizagem dentro da população estudantil. A Análise de Componentes Principais (PCA) foi utilizada para refinar ainda mais os dados, focando nos atributos metacognitivos mais significativos que influenciam os resultados de aprendizagem. Esta análise destacou estratégias metacognitivas específicas fundamentais para promover ambientes de aprendizagem eficazes e reduzir as taxas de abandono. O estudo ressalta o potencial de combinar princípios de neuroeducação, insights metacognitivos e técnicas de ciência de dados para personalizar estratégias educacionais que acomodem perfis de aprendizes diversos. Alinhando o conteúdo educacional e as metodologias às capacidades cognitivas e metacognitivas dos estudantes, os educadores podem melhorar significativamente o engajamento e a eficácia nos ambientes de EAD, melhorando, em última análise, o sucesso acadêmico e as taxas de retenção.
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