Formação de Professores em Educação Especial na Modalidade EaD: Combinando Qualidade com Inclusão, Inovação e Acessibilidade

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  • Título: Formação de Professores em Educação Especial na Modalidade EaD: Combinando Qualidade com Inclusão, Inovação e Acessibilidade
  • Autor(es): Marcia Denise Plestsch, Flávia Miller Naethe Motta e Priscila de Souza Costa Couto
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 04/07/2025
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i2.2573
  • Código do Recurso: 22785
  • Descrição: Neste artigo, discute-se a formação inicial e continuada de professores em Educação Especial na modalidade Educação a Distância (EaD) no estado do Rio de Janeiro. Em termos metodológicos, seguiram-se os princípios da pesquisa qualitativa, com análise de documentos produzidos em dois cursos oferecidos por instituições públicas: um de graduação em Educação Especial e outro de especialização em Educação Especial e Inovação Tecnológica. A análise dos dados evidenciou, entre outros pontos, que os projetos pedagógicos de ambos os cursos têm foco no papel da dialogicidade e da mediação nos processos educacionais. Essa abordagem proporcionou maior participação dos estudantes nas atividades de ensino e menor taxa de evasão, se comparada a outros cursos nacionais. A pesquisa também revelou que a metodologia inovadora em EaD, com atividades síncronas e assíncronas, pode ser considerada bastante exitosa na formação de professores em Educação Especial nessa modalidade, combinando qualidade, inclusão e acessibilidade.
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