A Avaliação como Estratégia de Acessibilidade e Inclusão no Processo Formativo de um Curso EAD

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  • Título: A Avaliação como Estratégia de Acessibilidade e Inclusão no Processo Formativo de um Curso EAD
  • Autor(es): Maíra Gomes de Souza da Rocha, Mariana Corrêa Pitanga de Oliveira e Suzanli Estef
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 04/07/2025
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i2.2585
  • Código do Recurso: 22787
  • Descrição:  O presente texto visa avaliar a experiência formativa do primeiro curso público de pós-graduação lato sensu na área da Educação Especial no Rio de Janeiro. O trabalho colaborativo desenvolvido em parceria entre a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e a Fundação CECIERJ, oportunizou o desenvolvimento de uma metodologia ativa e dinâmica, tendo seu estudo ancorado na metodologia da pesquisa-ac?a?o. Refletindo sobre tais aspectos, temos como objetivo principal analisar o processo avaliativo que permeia um curso de grande porte e à distância, considerando as especificidades do grupo discente, as propostas pedagógicas empregadas e os recursos utilizados para garantir uma avaliação que seja efetivamente acessível. Por meio da pesquisa-ação, considera-se a imersão no lócus da pesquisa e a observação participante como elementos basilares para nossas análises. Sendo assim, dentre os resultados destacam-se: a) A adoção de estratégias pedagógicas e a diversidade de instrumentos, tais como portfólios, autoavaliações, avaliações formativas, observações sistemáticas, podcast, entre outros recursos favorecedores desse processo, como a reposição de atividades; b) A importância do trabalho colaborativo de planejamento e avaliação na própria execução da especialização e; c) Vivenciar as práticas/estratégias avaliativas do curso, que tem a interação como ponto principal, nos permite perceber que a própria avaliação torna-se mediadora do processo ao sinalizar novas potencialidades. Para finalizar, indicamos por meio do referencial teórico utilizado na pesquisa ? abordagem histórico-cultural de Vigotski ? as contribuições da mediação pedagógica no processo avaliativo, uma vez que o trabalho colaborativo e entre pares afetou aquilo que está em iminência, o vir a ser. 
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