Histórias em quadrinhos como instrumento avaliativo no ensino-aprendizagem dos descritores de Matemática da Matriz de Referência do Saepe

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22795

  • Título: Histórias em quadrinhos como instrumento avaliativo no ensino-aprendizagem dos descritores de Matemática da Matriz de Referência do Saepe
  • Autor(es): Luana Letícia da Silva,Victor Eduardo Calado Bezerra,Yasmin Lima de Lucena,Emerson José Pereira Santos
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 09/07/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/25/historias-em-quadrinhos-como-instrumento-avaliativo-no-ensino-aprendizagem-dos-descritores-de-matematica-da-matriz-de-referencia-do-saepe
  • Código do Recurso: 22795
  • Descrição:

    Este trabalho objetiva a produção de histórias em quadrinhos (HQ) sobre descritores de Matemática da Matriz de Referência do Saepe como instrumento avaliativo. A prática pedagógica foi realizada em turmas do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Caruaru/PE. Os estudantes, organizados em grupos de até cinco, foram orientados pela professora de Matemática da turma e por quatro residentes do Programa Residência Pedagógica na elaboração das HQ. A atividade promoveu maior engajamento, interação e familiaridade com ferramentas digitais, evidenciando a importância de diversificar os instrumentos avaliativos nas práticas docentes.

© Canal CECIERJ 2025