Diálogos verdes: conversando sobre Educação Ambiental em uma perspectiva crítica e infancializadora

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22798

  • Título: Diálogos verdes: conversando sobre Educação Ambiental em uma perspectiva crítica e infancializadora
  • Autor(es): Elusiano da Silva Melo Júnior,Beatriz de Sousa Lima,Nara Cristiane Lopes
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 16/07/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/26/dialogos-verdes-conversando-sobre-educacao-ambiental-em-uma-perspectiva-critica-e-infancializadora
  • Código do Recurso: 22798
  • Descrição:

    Vivenciamos hoje uma onda de constante desvalorização e de aversão aos conhecimentos e práticas de preservação ambiental. O presente trabalho visa apresentar o projeto Diálogos Verdes: Conversando sobre Educação Ambiental em uma Perspectiva Crítica e Infancializadora, na cidade de Quixeré/CE. Nele, partimos de uma visão decolonial, pautados teoricamente em escritos derivados das filosofias Ubuntu, africana, e Teko Porã, indígena, para (re)pensar formas de dialogar com e sobre o meio ambiente, colocando as crianças como parte central dos processos de constituição de saberes, partindo de diálogos em rodas de conversa e contação de histórias constituídas nos encontros com elas.

© Canal CECIERJ 2025