Educação étnico-racial: análise dos livros didáticos adotados pelo Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, de Mossoró/RN

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22808

  • Título: Educação étnico-racial: análise dos livros didáticos adotados pelo Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, de Mossoró/RN
  • Autor(es): Josias Alves de Góis,Marília Gabriela Nascimento França,Thaísa Cristiany de Carvalho Costa
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 23/07/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/27/educacao-etnico-racial-analise-dos-livros-didaticos-adotados-pelo-centro-de-educacao-integrada-professor-eliseu-viana-de-mossororn
  • Código do Recurso: 22808
  • Descrição:

    Esta pesquisa analisa como a temática das relações étnico-raciais é abordada nos livros didáticos do 6º ao 9º ano do Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, especificamente nos livros de História, em cumprimento da Lei nº 10.639/03. O trabalho está fundamentado nas obras de Souza e Júnior, Souza e Cipriano, Oliveira e Silva, e Eugênio, Santos e Souzas. Embora a análise do corpus revele uma abordagem tangencial da temática prevista pela lei, ressalta-se sua importância para que as editoras a tratem com mais efetividade, permitindo melhorias ou sugestões nos materiais didático-pedagógicos.

© Canal CECIERJ 2025