Influência Social na Plataforma de Aula Remota: Ponto de Vista dos Professores

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  • Título: Influência Social na Plataforma de Aula Remota: Ponto de Vista dos Professores
  • Autor(es): Everaldo Marcelo Souza da Costa, Alessandra Meirelles Esteves, Cristiana Fernandes De Muylder e Mauro Margalho Coutinho
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 24/07/2025
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2345
  • Código do Recurso: 22815
  • Descrição: O objetivo principal desta pesquisa é analisar como a influência social pode atuar como antecedente em relação à expectativa e percepção dos professores quanto à adoção e intenção de continuar o uso de plataformas digitais para aulas remotas. O estudo tem abordagem quantitativa testando uma proposta de modelo conceitual, baseado em construtos comportamentais, utilizando a técnica de modelagem de equações estruturais por mínimos quadrados parciais (PLS-SEM). Os resultados apontaram para um efeito significativo da influência social nas expectativas dos professores quanto ao esforço e desempenho na gestão das plataformas de aulas online com uma percepção positiva sobre o apoio promovido pelas faculdades. Isto demonstra que o distanciamento físico provocado pela pandemia resultou numa proximidade social virtual, baseada na necessidade de utilização mais frequente das tecnologias de comunicação digital. Este estudo demonstra o dinamismo das relações comportamentais e a importância das relações sociais no processo de aceitação tecnológica, instigando novos estudos e contribuindo para estudos empíricos de temas atuais. O modelo foi validado por pesquisa com professores brasileiros da região Norte (principalmente região Amazônica). Os resultados demonstram que a aceitação tecnológica pode ser facilitada quando o corpo docente tem, em seus pares, referências que inspiram a aprendizagem. O estudo social comprovou a relevância da influência social no cenário de restrições quanto ao convívio social presencial.
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