O Vínculo e a Motivação na Realização do Projeto Integrador III das Licenciaturas da Univesp

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22817

  • Título: O Vínculo e a Motivação na Realização do Projeto Integrador III das Licenciaturas da Univesp
  • Autor(es): Venâncio Tonon, Cintia Paloma Lopes Lima, Marcos Alexandre Alves, Evelyn Dantas Andrade Carvalho, Isabela Correa Silva e Sumaya Mattar
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 30/07/2025
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2496
  • Código do Recurso: 22817
  • Descrição: O ensino a distância dificulta a criação de vínculos entre alunos devido à reduzida interação social. Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre vínculo e motivação na experiência acadêmica de alunos do Projeto Integrador (PI) da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Especificamente, buscou compreender os tipos de vínculos estabelecidos e de que forma influenciaram a motivação, a permanência e a conclusão do PI. Como método, realizou-se um grupo focal com quatro participantes, e os dados foram interpretados por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que o vínculo geográfico contribui para a formação inicial dos grupos, embora não garanta, por si só, o sucesso do projeto. Nesse sentido, a comunicação eficaz, a definição de papéis e o suporte dos orientadores foram apontados como determinantes para a motivação. A análise também evidenciou que a liderança colaborativa e os vínculos construídos ao longo dos projetos desempenharam papel essencial no engajamento acadêmico. Conclui-se que a mediação pedagógica e a organização dos grupos são cruciais para o desempenho dos alunos, assim como o papel ativo dos orientadores.
© Canal CECIERJ 2025