Alfabetização científica: uso de paradidáticos no ensino de ecologia de anuros

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22823

  • Título: Alfabetização científica: uso de paradidáticos no ensino de ecologia de anuros
  • Autor(es): Dayana Maria da Silva,Júlia Graziele da Silva,Sandra Regina do Amaral
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 30/07/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/28/alfabetizacao-cientifica-uso-de-paradidaticos-no-ensino-de-ecologia-de-anuros
  • Código do Recurso: 22823
  • Descrição:

    O presente artigo tem por objetivo refletir sobre as contribuições dos paradidáticos para a desmistificação da ordem Anura e a promoção da alfabetização científica. No percurso metodológico, foram analisados materiais de ensino sobre a ecologia de anuros, sendo os dados submetidos a uma abordagem qualitativa, o que favoreceu a compreensão do uso de paradidáticos no ensino de Ciências e do espaço destinado à ecologia de anuros e à desmistificação das espécies. Os resultados indicam o favorecimento da conscientização ambiental e do engajamento dos estudantes em questões científicas quando submetidos a estratégias educacionais inovadoras.

© Canal CECIERJ 2025