Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação por Professores da Educação Infantil

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22826

  • Título: Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação por Professores da Educação Infantil
  • Autor(es): Jaciara Reis Pereira, Oswaldo Palma Lopes Sobrinho, Brenda Abigail Freire de Jesus Coelho e Rosina de Araújo Benvindo
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 05/08/2025
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2373
  • Código do Recurso: 22826
  • Descrição: Na Educação Infantil, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) são importantes recursos metodológicos que tornam as aulas mais interativas, estimulando o interesse e a participação das crianças, além de desenvolverem habilidades essenciais para o futuro. O objetivo deste estudo foi verificar se os professores conhecem e utilizam as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação Infantil. A pesquisa foi de natureza qualitativa, caracterizada como um estudo de caso, e os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionários semiestruturados com perguntas subjetivas e objetivas a três professoras de uma escola pública, localizada em um município do Estado do Maranhão, Brasil. A análise dos dados foi conduzida conforme os princípios da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2019). Os resultados sinalizam o reconhecimento da necessidade de formações continuadas das professoras da escola investigada, pois precisam de maior base e conhecimento na área das tecnologias referente à educação. Salienta-se, a relevância da formação continuada para poder contribuir para a qualificação profissional das professoras e promover uma aprendizagem mais atrativa e inovadora para os alunos.
© Canal CECIERJ 2025