Estratégias de permanência diante da evasão escolar no Ensino Médio nas redes públicas de ensino

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22827

  • Título: Estratégias de permanência diante da evasão escolar no Ensino Médio nas redes públicas de ensino
  • Autor(es): Mirelly Vitoria Barbosa Dias,Katia Cristian Puente Muniz
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 06/08/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/29/estrategias-de-permanencia-diante-da-evasao-escolar-no-ensino-medio-nas-redes-publicas-de-ensino
  • Código do Recurso: 22827
  • Descrição:

    Este artigo examina as estratégias de permanência escolar no Ensino Médio público brasileiro, com foco em mitigar as severas consequências da evasão escolar para os adolescentes. A investigação enfatiza a importância de analisar o fenômeno da permanência escolar, considerando o papel crucial das políticas públicas e estratégias pedagógicas adaptadas às particularidades da adolescência, um período de incertezas, mudanças de interesse e desafios de autoafirmação que frequentemente conduzem à desmotivação e ao baixo engajamento escolar. O objetivo foi examinar as estratégias implementadas por entidades públicas para promover a permanência dos alunos.

© Canal CECIERJ 2025