Dificuldades de aprendizagem em Matemática nas séries iniciais

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22832

  • Título: Dificuldades de aprendizagem em Matemática nas séries iniciais
  • Autor(es): Margarete Socorro da Silva,Claudiney Nunes de Lima
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 06/08/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/29/dificuldades-de-aprendizagem-em-matematica-nas-series-iniciais
  • Código do Recurso: 22832
  • Descrição:

    O ensino de Matemática é percebido por pais, alunos e professores como um desafio enfrentado nas escolas. Essa dificuldade se deve principalmente à desvinculação entre a Matemática ensinada em sala e a utilizada no cotidiano. Este estudo identifica as principais dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais da escolarização, apresentando uma abordagem informativa sobre a construção do conhecimento lógico-matemático à luz da teoria psicogenética e compara ocorrências de aprendizagem na realidade escolar, numa pesquisa de campo realizada em uma escola da rede municipal de Santa Bárbara/MG.

© Canal CECIERJ 2025