Os Desafios da Aprendizagem no Ensino Superior durante a Pandemia de Covid-19: a Percepção dos Estudantes em Foco

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22842

  • Título: Os Desafios da Aprendizagem no Ensino Superior durante a Pandemia de Covid-19: a Percepção dos Estudantes em Foco
  • Autor(es): Nuvea Kunh e Luis Felipe Dias Lopes
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 18/08/2025
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2409
  • Código do Recurso: 22842
  • Descrição: No Brasil, as transformações educacionais resultantes do contexto pandêmico impactaram significativamente o processo de ensino-aprendizagem, gerando compreensões distintas entre estudantes e professores. Diante desse cenário, o presente estudo tem como objetivo verificar a percepção de graduandos e pós-graduandos de uma universidade federal no estado do Rio Grande do Sul pertinente aos desafios e perspectivas relacionados à aprendizagem durante o ensino remoto emergencial na pandemia de Covid-19. Participaram do estudo 1.026 estudantes, majoritariamente de cursos de graduação (77,2%), que responderam a perguntas sobre perfil e questões abertas. A análise textual foi realizada com auxílio do Software Iramuteq, resultando em quatro classes de palavras: ?Adaptação às Metodologias? (1), ?Autopercepção do aprendizado? (2), ?Desafios enfrentados no ensino remoto? (3) e ?Estratégias de aprendizagem? (4). Os principais relatos sobre a experiência vivenciada e os desafios enfrentados diante das mudanças impostas pelo contexto pandêmico enfatizaram sobre a necessidade de adaptações, especialmente no que tange ao uso de novas metodologias e tecnologias. Ainda, a saúde mental e a necessidade em conciliar questões familiares e a vida acadêmica foram apontadas como os principais desafios por parte dos estudantes. 
© Canal CECIERJ 2025