O Lugar da Interação como Estratégia de Aprendizagem Offline na Formação Inicial do Professor de Inglês na Modalidade a Distância

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22843

  • Título: O Lugar da Interação como Estratégia de Aprendizagem Offline na Formação Inicial do Professor de Inglês na Modalidade a Distância
  • Autor(es): Hermenegildo da Helena Nicolau, Juliana Guimaraes Faria e Alba Cristhiane Santana da Mata
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 20/08/2025
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2439
  • Código do Recurso: 22843
  • Descrição: Neste artigo, analisamos a interação como estratégia de aprendizagem offline na formação inicial de professores de Inglês na modalidade a distância, baseando-nos na teoria sociocultural de Vygotsky. Foram recolhidos 18 relatórios de formandos iniciais em ensino de Inglês. O corpus recolhido foi submetido à análise de conteúdo para determinar a frequência com que os formandos recorrem à interação como estratégia de aprendizagem, quando estão fora da plataforma Moodle, a essência e a finalidade da interação. A pesquisa conclui que a interação não ocupa um lugar privilegiado na escolha de estratégias de aprendizagem offline, uma vez que a revisão estruturada é a estratégia mais utilizada pelos formandos. Contudo, quando a interação é utilizada, ela toma a forma de discussão em grupo, leitura em grupo e consulta com os outros.
© Canal CECIERJ 2025