Roda de conversa na Educação Infantil

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22845

  • Título: Roda de conversa na Educação Infantil
  • Autor(es): Rosileuda dos Santos Araújo,Nubia Deborah Caramello
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 20/08/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/31/roda-de-conversa-na-educacao-infantil
  • Código do Recurso: 22845
  • Descrição:

    Nesta pesquisa, procurou-se refletir sobre a importância da roda de conversa e das brincadeiras na Educação Infantil, compreendendo-as como um espaço rico de articulação entre teoria e prática. O estudo das práticas pedagógicas em uma instituição de Educação Infantil possibilitou socializar o contexto real da sala de aula e repensar tanto a relação entre teoria e prática quanto os referenciais lidos e compartilhados no processo formativo. Para fundamentar a análise, foram utilizados os estudos de autores como Piaget, Vygotsky, Kishimoto e Rousseau, que ofereceram o embasamento teórico do presente trabalho.

© Canal CECIERJ 2025