A Teoria da Complexidade de Edgar Morin: um olhar para o ensino em Biociências

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22846

  • Título: A Teoria da Complexidade de Edgar Morin: um olhar para o ensino em Biociências
  • Autor(es): Maíra Fagundes Tomazini,Hugo José C. C. de Azevedo
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 20/08/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/31/a-teoria-da-complexidade-de-edgar-morin-um-olhar-para-o-ensino-em-biociencias
  • Código do Recurso: 22846
  • Descrição:

    O objetivo do presente artigo é discutir os principais pontos da Teoria da Complexidade de Edgar Morin aplicados ao ensino em Biociências, sendo abordados estes principais pontos teóricos: pensamento multidimensional; pensamento dialógico; princípio da incerteza e ambiguidade; e pensamento ecológico. É válido ressaltar que a aplicação da Teoria da Complexidade de Edgar Morin no ensino de Biociências demonstra a importância de uma abordagem holística e interdisciplinar. Ao adotar os princípios da complexidade, é possível transformar a percepção dos alunos em relação aos fenômenos biológicos.

© Canal CECIERJ 2025