A intersecção da leitura em Ciências: livros paradidáticos como recurso nos anos finais do Ensino Fundamental

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22855

  • Título: A intersecção da leitura em Ciências: livros paradidáticos como recurso nos anos finais do Ensino Fundamental
  • Autor(es): Patrícia da Silva Bernardo Villela de Ávila
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 27/08/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/32/a-interseccao-da-leitura-em-ciencias-livros-paradidaticos-como-recurso-nos-anos-finais-do-ensino-fundamental
  • Código do Recurso: 22855
  • Descrição:

    Este artigo investiga a construção do conhecimento em Ciências por meio da utilização de livros paradidáticos de histórias infantojuvenis como recurso didático. Seu objetivo principal é analisar os recursos mais empregados por professores de Ciências no Brasil, bem como a lacuna existente na legislação, em documentos e em políticas educacionais relacionadas ao incentivo à leitura na área. A adoção de livros paradidáticos infantojuvenis em Ciências tem se configurado como uma estratégia crescente para despertar o interesse dos alunos pela disciplina e favorecer uma aprendizagem mais significativa.

© Canal CECIERJ 2025