Do pensar ao fazer nas relações pedagógicas entre os profissionais da Educação e os estudantes surdos: estudo de caso na escola de Cachoeiro de Itapemirim/ES

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  • Título: Do pensar ao fazer nas relações pedagógicas entre os profissionais da Educação e os estudantes surdos: estudo de caso na escola de Cachoeiro de Itapemirim/ES
  • Autor(es): Camila do Espírito Santo Ornelas Passos,Aline de Menezes Bregonci
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 27/08/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/32/do-pensar-ao-fazer-nas-relacoes-pedagogicas-entre-os-profissionais-da-educacao-e-os-estudantes-surdos-estudo-de-caso-na-escola-de-cachoeiro-de-itapemirimes
  • Código do Recurso: 22856
  • Descrição:

    Esta pesquisa analisa as relações pedagógicas entre profissionais da Educação de surdos e estudantes surdos, destacando a precariedade dessas interações. O objetivo é identificar aspectos centrais dessas relações e compreender a contribuição da articulação pedagógica para a aprendizagem. Baseado na perspectiva sociointeracionista de Vygotsky, o estudo qualitativo de caso utilizou entrevistas individuais. Os resultados apontaram fragilidades na mediação pedagógica, comunicação em Libras e adaptação curricular, evidenciando a necessidade de formação continuada dos educadores.

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