O impacto das aulas práticas e de eventos científicos na aprendizagem de Ciências no Ensino Fundamental, após a pandemia

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22858

  • Título: O impacto das aulas práticas e de eventos científicos na aprendizagem de Ciências no Ensino Fundamental, após a pandemia
  • Autor(es): Vinícius Amaral Corrêa,Gustavo Bernardo da Costa,Carla Maria Camilo de Brito,Ágatha Lorrayne A. Pacheco,Denise Borges dos Santos Dias,Helena Lucia Carneiro Santos,Luana Cristina Farnesi
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 27/08/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/32/o-impacto-das-aulas-praticas-e-de-eventos-cientificos-na-aprendizagem-de-ciencias-no-ensino-fundamental-apos-a-pandemia
  • Código do Recurso: 22858
  • Descrição:

    Apresentamos aqui as percepções de alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública sobre as vivências durante as aulas práticas e na Feira de Ciências na produção de conhecimento científico. Atividades sobre Ciências da Natureza realizadas foram sistematizadas em exposições durante a feira. Para avaliar o impacto no processo de ensino-aprendizagem, os alunos responderam questionários. De acordo com a perspectiva dos alunos, o ensino de Ciências por meio da experimentação prática facilita a compreensão dos objetos do conhecimento e promove o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

© Canal CECIERJ 2025