A utilização das TDIC e metodologias ativas no Ensino Médio

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22866

  • Título: A utilização das TDIC e metodologias ativas no Ensino Médio
  • Autor(es): Carla Côre Maette,Matheus Carvalho do Nascimento,Geórgia Regina Rodrigues Gomes
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 03/09/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/33/a-utilizacao-das-tdic-e-metodologias-ativas-no-ensino-medio
  • Código do Recurso: 22866
  • Descrição:

    Este artigo analisa os desafios da utilização de metodologias ativas aliadas às tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no Ensino Médio. A pesquisa, de abordagem quantitativa e qualitativa, foi realizada com docentes da cidade de Itaperuna/RJ, por meio de questionários sobre práticas pedagógicas, infraestrutura e uso das TDIC. Os resultados evidenciam que, embora as metodologias ativas favoreçam o protagonismo estudantil, sua implementação enfrenta obstáculos estruturais e formativos. Verificou-se que as TDIC, quando utilizadas estrategicamente, potencializam a aprendizagem, mas não substituem o papel do professor nem garantem, isoladamente, práticas inovadoras.

© Canal CECIERJ 2025