A dança como ferramenta inclusiva: avaliação das práticas de Educação Física para alunos com deficiência sob a perspectiva dos pais

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22867

  • Título: A dança como ferramenta inclusiva: avaliação das práticas de Educação Física para alunos com deficiência sob a perspectiva dos pais
  • Autor(es): Roberto Bernardes Junior
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 03/09/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/33/a-danca-como-ferramenta-inclusiva-avaliacao-das-praticas-de-educacao-fisica-para-alunos-com-deficiencia-sob-a-perspectiva-dos-pais
  • Código do Recurso: 22867
  • Descrição:

    O presente estudo investiga a dança como uma ferramenta de inclusão na Educação Física escolar, com foco na integração de alunos com deficiência. A pesquisa, de abordagem quantitativa, aplicou survey a alunos e responsáveis, com análise via SmartPLS e modelagem de equações estruturais. Os resultados indicam que a dança favorece o desenvolvimento individual e a interação social, revelando seu potencial inclusivo. Contudo, sua efetividade depende de investimentos em infraestrutura e recursos, ainda insuficientes, o que limita a participação plena de pessoas com deficiência.

© Canal CECIERJ 2025