Genética em áudio: a elaboração de podcasts para o ensino de Genética - uma proposta inclusiva para alunos com deficiência visual

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22871

  • Título: Genética em áudio: a elaboração de podcasts para o ensino de Genética - uma proposta inclusiva para alunos com deficiência visual
  • Autor(es): Priscilla Guimarães Zanella,Amanda Séllos Rodrigues,Marcelo Diniz Monteiro de Barros,Tania Cremonini Araújo-Jorge
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 03/09/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/33/genetica-em-audio-a-elaboracao-de-podcasts-para-o-ensino-de-genetica-uma-proposta-inclusiva-para-alunos-com-deficiencia-visual
  • Código do Recurso: 22871
  • Descrição:

    A Biologia recorre a recursos visuais como apoio ao ensino, o que pode representar um obstáculo para a aprendizagem de estudantes com deficiência visual. Um dos principais desafios enfrentados pelos docentes é tornar o ensino de Biologia acessível a esse público. Neste trabalho, investigaram-se materiais produzidos por instituições ou indivíduos com o objetivo de subsidiar a elaboração de podcasts como estratégia didática inclusiva no ensino de Genética. A seleção dos temas baseou-se em conceitos estruturantes; os episódios, com duração máxima de dois minutos, foram gravados por uma das autoras por meio da plataforma Anchor.

© Canal CECIERJ 2025