Ensino, legislação e surdez: avanços e desafios da inclusão do surdo no sistema regular de ensino

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  • Título: Ensino, legislação e surdez: avanços e desafios da inclusão do surdo no sistema regular de ensino
  • Autor(es): Lindovon Dias Pessoa,Iandra Fernandes Caldas
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 10/09/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/34/ensino-legislacao-e-surdez-avancos-e-desafios-da-inclusao-do-surdo-no-sistema-regular-de-ensino
  • Código do Recurso: 22873
  • Descrição:

    Este artigo tem por objetivo analisar a evolução da legislação, os avanços e os desafios encontrados na inclusão da pessoa surda no sistema regular de ensino. A inclusão educacional é assegurada pelas legislações nacional e internacional como um direito humano e social. Utiliza-se a abordagem qualitativa por permitir uma compreensão mais aprofundada sobre a temática, bem como a pesquisa bibliográfica e documental, com análise interpretativa dos dados. A proposta mais adequada à educação de surdos é a inserção na sala de aula regular, assegurando o direito à educação bilíngue.

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