Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22875
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/34/educacao-escolar-quilombola-e-a-educacao-fisica-consideracoes-sobre-o-impacto-do-ensino-remoto O artigo analisa a Educação Escolar Quilombola e os impactos das políticas neoliberais entre 2018 e 2022, no contexto da pandemia da Covid-19. Marginalizadas pelo racismo estrutural, as comunidades quilombolas sofreram com falta de infraestrutura, conectividade e políticas públicas. O governo federal, com agenda neoliberal e negacionista, promoveu cortes na educação, desmonte de políticas sociais e impôs a BNCC e a BNC-Formação sem diálogo, fragilizando o currículo ao priorizar competências técnicas. Na Educação Física, prevalecem práticas eurocêntricas que ignoram saberes afro-brasileiros, reforçando a necessidade de currículos específicos que valorizem práticas culturais e religiosas quilombolas.