Educação Escolar Quilombola e a Educação Física: considerações sobre o impacto do ensino remoto

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22875

  • Título: Educação Escolar Quilombola e a Educação Física: considerações sobre o impacto do ensino remoto
  • Autor(es): Ivalda Kimberlly Santos Portela,Ellen Maria Santos Portela
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 10/09/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/34/educacao-escolar-quilombola-e-a-educacao-fisica-consideracoes-sobre-o-impacto-do-ensino-remoto
  • Código do Recurso: 22875
  • Descrição:

    O artigo analisa a Educação Escolar Quilombola e os impactos das políticas neoliberais entre 2018 e 2022, no contexto da pandemia da Covid-19. Marginalizadas pelo racismo estrutural, as comunidades quilombolas sofreram com falta de infraestrutura, conectividade e políticas públicas. O governo federal, com agenda neoliberal e negacionista, promoveu cortes na educação, desmonte de políticas sociais e impôs a BNCC e a BNC-Formação sem diálogo, fragilizando o currículo ao priorizar competências técnicas. Na Educação Física, prevalecem práticas eurocêntricas que ignoram saberes afro-brasileiros, reforçando a necessidade de currículos específicos que valorizem práticas culturais e religiosas quilombolas.

© Canal CECIERJ 2025