Identidade do discente negro em expansão: inclusão e prática educacional

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22876

  • Título: Identidade do discente negro em expansão: inclusão e prática educacional
  • Autor(es): Mariana Rosa Caixeta
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 10/09/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/34/identidade-do-discente-negro-em-expansao-inclusao-e-pratica-educacional
  • Código do Recurso: 22876
  • Descrição:

    O presente artigo tem como objetivo apresentar as inovações da legislação brasileira relacionada ao ensino da História e Cultura Afro-Brasileira, além de explorar as incongruências entre as iniciativas normativas concretas e a experiência diária dos educandos negros. O trabalho parte do pressuposto de que, embora a Lei n° 10.639/03, combinada com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, torne obrigatório o debate acerca da diversidade étnico-racial nos ambientes escolares, em geral, a prática educativa permanece superficial no trato dessa temática.

© Canal CECIERJ 2025