Acessibilidade no Moodle: Análise de Plugins e Boas Práticas para uma EaD Inclusiva

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  • Título: Acessibilidade no Moodle: Análise de Plugins e Boas Práticas para uma EaD Inclusiva
  • Autor(es): Heoclizia Aparecida Alves de Mautas Mesquita, Juliana Borges de Souza e Angélica Alves de Mautas de Andrade
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 17/09/2025
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i2.2587
  • Código do Recurso: 22882
  • Descrição: Este artigo analisa a implementação de plugins de acessibilidade na plataforma Moodle como estratégia para promover uma Educação a Distância (EaD) mais inclusiva e alinhada às diretrizes da Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015). A partir de uma abordagem qualitativa, foram examinadas as potencialidades de três ferramentas acessíveis: Brickfield Accessibility Toolkit, ReadSpeaker e ATbar, considerando sua aplicabilidade pedagógica e técnica no ensino superior. A análise contempla as dimensões digital, comunicacional e instrumental da acessibilidade, propondo boas práticas para a personalização da experiência de aprendizagem por estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e outros grupos historicamente excluídos do ensino superior. Conclui-se que a integração crítica e sistemática de tecnologias acessíveis no Moodle pode ampliar significativamente as condições de permanência e participação desses estudantes em ambientes virtuais, desde que acompanhada de formação docente contínua e políticas institucionais comprometidas com a inclusão.
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