- Título: O debate como metodologia pedagógica para desenvolvimento do aprendizado
- Autor(es): Juliana Mendes,Julianne Tavares da Silva de Carvalho,Ana Caroline Amorim Oliveira,Arnaldo Vieira Sousa,Flávio Luiz de Castro Freitas
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 17/09/2025
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/35/o-debate-como-metodologia-pedagogica-para-desenvolvimento-do-aprendizado
- Código do Recurso: 22883
- Descrição: Esta pesquisa analisou o uso do debate como metodologia ativa de ensino na disciplina Docência em Ensino Superior, do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult/UFMA). A atividade baseou-se na estratégia Debate Inteligente, em que alunos assumiram o papel de docentes e conduziram discussões sobre ética e direitos dos animais. O tema favoreceu a argumentação, a análise crítica e o diálogo coletivo. Os resultados evidenciaram que o debate promoveu engajamento discente, desenvolveu competências de reflexão e aprimorou a capacidade argumentativa, mostrando-se eficaz para o aprendizado e a formação de futuros docentes.
© Canal CECIERJ 2025