O debate como metodologia pedagógica para desenvolvimento do aprendizado

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22883

  • Título: O debate como metodologia pedagógica para desenvolvimento do aprendizado
  • Autor(es): Juliana Mendes,Julianne Tavares da Silva de Carvalho,Ana Caroline Amorim Oliveira,Arnaldo Vieira Sousa,Flávio Luiz de Castro Freitas
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 17/09/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/35/o-debate-como-metodologia-pedagogica-para-desenvolvimento-do-aprendizado
  • Código do Recurso: 22883
  • Descrição: Esta pesquisa analisou o uso do debate como metodologia ativa de ensino na disciplina Docência em Ensino Superior, do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult/UFMA). A atividade baseou-se na estratégia Debate Inteligente, em que alunos assumiram o papel de docentes e conduziram discussões sobre ética e direitos dos animais. O tema favoreceu a argumentação, a análise crítica e o diálogo coletivo. Os resultados evidenciaram que o debate promoveu engajamento discente, desenvolveu competências de reflexão e aprimorou a capacidade argumentativa, mostrando-se eficaz para o aprendizado e a formação de futuros docentes.
© Canal CECIERJ 2025