- Título: Aprendizagem Virtual de Conceitos da Geometria Euclidiana Espacial
- Autor(es): Débora Pelli e Rúbia Barcelos Amaral
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: EaD em Foco
- Data: 24/09/2025
- URL:
http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i2.2584
- Código do Recurso: 22891
- Descrição: Vivemos em um mundo no qual as nossas ações diárias envolvem, cada vez mais, as tecnologias digitais - TD. A partir de uma pesquisa de cunho qualitativo, em que alunos interagiram com mídias digitais em uma educação online de conteúdos da Geometria Euclidiana Espacial - GEE, identificamos uma abordagem de ensino e aprendizagem, a qual denominamos Aprendizagem Virtual ? AV. Este artigo tem como objetivo descrever e refletir sobre a proposta de AV, construída a partir de uma experiência de ensino remoto em Geometria Euclidiana Espacial, destacando seus elementos distintivos e possibilidades de aplicação na formação de professores em cursos a distância. Nos apoiamos aos pensamentos de Lévy no que diz respeito às ideias de virtual, ciberespaço, inteligência coletiva e espaço do saber. Como resultados, observamos que a AV é uma alternativa para a aprendizagem de conteúdos da Geometria Euclidiana Espacial quando a educação ocorre online. Identificamos práticas que extrapolam o ensino remoto emergencial ? ER e apontam para uma modalidade híbrida de ensino e aprendizagem. Sugerimos que novas investigações sejam realizadas para uma possível inserção das características vivenciadas com a experiência da AV no ensino na modalidade a distância- EaD, em relação à formação de professores, nos cursos de licenciatura.
© Canal CECIERJ 2025