Inovação no ensino de Matemática: jogos e interdisciplinaridade como estratégias de aprendizagem ativa

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22897

  • Título: Inovação no ensino de Matemática: jogos e interdisciplinaridade como estratégias de aprendizagem ativa
  • Autor(es): Graziela Cristina França da Silva,Kátia Celina da Silva Richetto,Érica Josiane de Gouvêa Coelho
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 24/09/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/36/inovacao-no-ensino-de-matematica-jogos-e-interdisciplinaridade-como-estrategias-de-aprendizagem-ativa
  • Código do Recurso: 22897
  • Descrição: O presente artigo busca relatar uma ação de formação continuada realizada com professores de Matemática do Ensino Fundamental da rede municipal de Aparecida/SP em abril de 2024. A proposta integrou jogos e práticas interdisciplinares, articulando Matemática e Literatura por meio da produção de cordéis, com foco em metodologias ativas e aprendizagem significativa. Os resultados indicam aumento do envolvimento docente, ampliação do repertório metodológico e fortalecimento do protagonismo na implementação de práticas inovadoras em sala de aula.
© Canal CECIERJ 2025