A Geografia no contexto inclusivo: abordagens para o ensino de estudantes com deficiência intelectual

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22898

  • Título: A Geografia no contexto inclusivo: abordagens para o ensino de estudantes com deficiência intelectual
  • Autor(es): Maria Souza dos Santos,Sandra Canal,Tiago Gertrudes Batista,Karla Fernanda Wunder da Silva
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 24/09/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/36/a-geografia-no-contexto-inclusivo-abordagens-para-o-ensino-de-estudantes-com-deficiencia-intelectual
  • Código do Recurso: 22898
  • Descrição: Este estudo analisou a inclusão educacional de uma aluna com deficiência intelectual no 3º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal de Porto Alegre/RS. Com abordagem qualitativa e utilizando o método de estudo de caso, foram examinadas as práticas pedagógicas e as adaptações no ensino de Geografia. Os resultados mostraram que recursos concretos, como quebra-cabeças e imagens, foram eficazes para auxiliar na compreensão dos conceitos geográficos, e a estudante apresentou maior envolvimento em atividades práticas e visuais.
© Canal CECIERJ 2025