- Título: Processo de Criação de Curso à Distância: Relato de Experiência Segundo o Modelo ADDIE de Design Instrucional
- Autor(es): Helder Marques Batista, Leidiana de Jesus Silva Lopes e Maria do Socorro Castelo Branco de Oliveira Bastos
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: EaD em Foco
- Data: 26/09/2025
- URL:
http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2608
- Código do Recurso: 22900
- Descrição: As Tecnologias de Informação e Comunicação possibilitaram o acesso ampliado à educação de qualidade, gerando avanços à educação de profissionais da saúde na Amazônia. Este trabalho consiste em relato de experiência sobre o processo de produção do curso à distância e autoinstrucional ?Processo de Trabalho na Atenção Primária à Saúde?, que integra o serviço de teleducação ofertado pelo Núcleo de Telessaúde UFPA. Esse processo ocorreu entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2024, no espaço físico do núcleo, localizado no Complexo Hospitalar Universitário (CHU) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O relato foi elaborado seguindo as fases do modelo ADDIE de Design Instrucional, que consiste em Análise, Design/Projeto, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação. Também foram relatados a formação de equipe, estabelecimento de parcerias, seleção da plataforma e descrição das ferramentas de produção e gestão. Foi identificado que parte dessas atividades não estão descritas no modelo ADDIE. Apesar do modelo não ter sido utilizado deliberadamente à produção do referido curso, foi possível identificar semelhanças na cadência de atividades realizadas. Também foram identificados possíveis pontos de aprimoramento ao modelo em relação a formação da equipe, criação da plataforma, produção de materiais acessíveis e papeis dos profissionais envolvidos.
© Canal CECIERJ 2025