Gamificação como estratégia de leitura e cálculos matemáticos: possibilidades e desafios nas escolas do campo

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22909

  • Título: Gamificação como estratégia de leitura e cálculos matemáticos: possibilidades e desafios nas escolas do campo
  • Autor(es): Raimundo Nonato da Costa Bastos
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 01/10/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/37/gamificacao-como-estrategia-de-leitura-e-calculos-matematicos-possibilidades-e-desafios-nas-escolas-do-campo
  • Código do Recurso: 22909
  • Descrição: Este artigo explora a gamificação como estratégia pedagógica inovadora para promover a leitura e o desenvolvimento de habilidades matemáticas nas escolas do campo. A pesquisa revela que a gamificação pode ampliar o engajamento dos alunos, tornando o aprendizado mais lúdico e interativo. Desafios como a formação docente e a necessidade de adaptação às realidades locais são aspectos críticos a serem enfrentados. A implementação eficaz da gamificação demanda esforço conjunto entre educadores, gestores e comunidades, além de apoio das políticas educacionais, para alcançar uma aprendizagem significativa e contextualizada.
© Canal CECIERJ 2025