- Título: Gamificação como estratégia de leitura e cálculos matemáticos: possibilidades e desafios nas escolas do campo
- Autor(es): Raimundo Nonato da Costa Bastos
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 01/10/2025
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/37/gamificacao-como-estrategia-de-leitura-e-calculos-matematicos-possibilidades-e-desafios-nas-escolas-do-campo
- Código do Recurso: 22909
- Descrição: Este artigo explora a gamificação como estratégia pedagógica inovadora para promover a leitura e o desenvolvimento de habilidades matemáticas nas escolas do campo. A pesquisa revela que a gamificação pode ampliar o engajamento dos alunos, tornando o aprendizado mais lúdico e interativo. Desafios como a formação docente e a necessidade de adaptação às realidades locais são aspectos críticos a serem enfrentados. A implementação eficaz da gamificação demanda esforço conjunto entre educadores, gestores e comunidades, além de apoio das políticas educacionais, para alcançar uma aprendizagem significativa e contextualizada.
© Canal CECIERJ 2025