Desafios da Docência Contemporânea: Formação Continuada e Práticas Pedagógicas na Cibercultura

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22910

  • Título: Desafios da Docência Contemporânea: Formação Continuada e Práticas Pedagógicas na Cibercultura
  • Autor(es): Hildacy da Silva Mota Dias e Denise Aparecida Brito Barreto
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 30/09/2024
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2412
  • Código do Recurso: 22910
  • Descrição: Na atualidade, muitos são os desafios enfrentados pela educação, o que tem refletido no modo de ensinar e de aprender. Com esse foco, objetivamos verificar quais são os saberes docentes necessários para a atualidade na percepção de professores em atuação. Nesse viés, recorremos aos procedimentos metodológicos com uma abordagem qualitativa de cunho intervencionista. Com a intenção de adquirir os resultados pretendidos, fizemos uma formação continuada com vinte e cinco docentes do ensino fundamental ? anos finais, em uma cidade do sudoeste da Bahia. A formação foi constituída por um encontro presencial, e quatro no formato on-line. No último encontro, selecionamos cinco dos professores participantes da formação para um grupo focal, com base em alguns critérios de seleção como: serem efetivas na rede municipal de ensino; todas atuarem na educação básica; possuírem graduação em licenciaturas nas áreas de linguagem ou humanas; possuírem especialização na área em que atuam e terem mais de dez anos exercendo a profissão. Por efeito, os resultados apontaram que a formação continuada é necessária à contemporaneidade, pois os docentes podem trabalhar de forma eficaz, partilhar os saberes com os seus pares, saberes da cibercultura, saberes em rede e saberes curriculares.  Dessa forma, constatamos que os docentes precisam reinventar a sua prática pedagógica. Os participantes salientaram, também, a necessidade de adicionar aos saberes pedagógicos o saber mediatizado, por isso a prática pedagógica necessita ser remodelada. Os resultados evidenciaram que assim os docentes se sentirão confortáveis nos ambientes digitais de ensino-aprendizagem e compreenderão a formação contínua como uma reflexão sobre as suas próprias práticas pedagógicas.  
© Canal CECIERJ 2025